Insper

São Paulo, São Paulo
2019, 290m²

Insper = Inspirar e Pertencer. Significado de uma instituição que valoriza e propaga a troca de conhecimento. Foi essa percepção o ponto de partida para o projeto, que teve como premissa criar um espaço generoso e capaz de transformar a experiencia do dia a dia. A membrana projetável delimita o espaço com delicadeza, permitindo o contato sensorial a todos os usuários. Ela é macia, levemente transparente, representa o conhecimento acessível.

Ao entrar, no reflexo da caixa de vidro que recebe película cromática, o usuário se vê, se reconhece, vê o outro, olha a cidade refletida conectando interior e exterior, aguçando a sensibilidade e a conexão intelectual. Os elementos brancos, que chamamos de árvores, trazem movimento e organizam o espaço. Conformam praças e pontos de encontro; abrem caminhos para novas ideias e reforçam a sensação do espaço líquido e fluido. Discos em granilite no piso brincam com a sombra dessas árvores.

FICHA TÉCNICA
Local: São Paulo, São Paulo
Projeto: 2019 Obra: 2019
Área: 290m²
Arquitetura: Nara Grossi e It’s Informov
Autor: Nara Grossi
Co-autores: Ana Laura Michel, Carla Munique, Renan Merlin, Stefano Semionato
Comunicação visual: Marcel Cholby
Execução: It’s Informov

A percepção de unidade e conexão entre os pavimentos foi uma premissa importante para o projeto. A ortogonalidade do espaço existente foi quebrada pelos novos planos inclinados que definem os ambientes e guiam a circulação de forma dinâmica.

Complementando os planos verticais construídos, linhas de piso reforçam o ritmo e o desenho desse percurso. O programa contempla áreas de reunião e espaço para os colaboradores da Loft no térreo, enquanto no segundo pavimento temos a área de customização para os clientes além das cápsulas de reunião. Na porção frontal desse pavimento a grande janela cria um olho para a rua, enquanto uma faixa com iluminação zenital já indica a ocupação da cobertura. É na cobertura que o novo percurso criado culmina, onde os encontros mais informais ocorrem, com áreas de café e lounge.

Madeira, metal e tela metálica expandida são os elementos que compõem o conjunto. Tudo isso cercado de muitas plantas, tanto em vasos distribuídos por todo o espaço, quanto incorporadas ao mobiliário. A fachada, originalmente com pintura de concreto e vidro espelhado, recebe novo revestimento em alumínio branco vazado, como forma de neutralizar e trazer leveza nesse novo contato da empresa com a cidade e as pessoas.