Casa São Roque

São Roque, São Paulo
2021, 360m²

A busca por um morar mais próximo do verde tem sido o desejo de muitos de nós. Foi o que aconteceu com nossos clientes, que compraram uma casa já pronta dentro de um condomínio ecológico, no interior de São Paulo. A casa então existente tinha pouca personalidade, espaços mal aproveitados, revestimentos pouco acolhedores e contrastantes.

O projeto vem para ressignificar fluxos, materialidade e usos, com reforma total que traz uma nova percepção, vivência e sensações para esse espaço. Criamos e reforçamos planos, volumes e vetores, apoiados no uso de cores, para reorganizar a nova ocupação, trazendo ritmo e orientando os caminhos.

FICHA TÉCNICA
Local: São Roque, São Paulo
Projeto: 2021 Obra: 2021-2022
Área: 360m² Terreno: 1.440m²
Arquitetura: Gema
Arquitetas: Nara Grossi, Joseana Costa
Arquiteto coordenador: Renan Merlin
Equipe: Bárbara Olyntho, Giuliana Mora, Ana Koga
Fotografia: João Paulo Prado

O jardim de inverno, antes apartado por fechamentos em vidro, foi integrado à sala e agora participa da circulação e da fruição do estar. O novo lavabo, em volume solar, setoriza cozinha, escritório e serviço sem que estes precisem de um fechamento formal. Desenhamos uma nova ilha para a cozinha e incorporamos uma grande porta painel giratória na cor azul que traz tensão e movimento para o espaço. Nos quartos, o recuo das janelas recebeu pintura em tom de verde, ativando uma nova possibilidade de uso. Além disso, todos os revestimentos de piso, parede e bancadas foram substituídos, tudo banhado por uma luz natural que participa ativamente do percurso da casa.


1. COZINHA, 2. SALA, 3. SALA TV, 4. JARDIM, 5. ESCRITÓRIO, 6. LAVABO, 7. SUÍTE, 8. W.C.