Casa Brooklyn

São Paulo, SP
2015, 175m²

Implantada em terreno de 5x30metros, essa casa, que tem sua vizinha geminada, foi totalmente renovada sem perder sua volumetria e características originais. Os proprietários se encantaram justamente por esse ar despretensioso e simples ao adquirirem o imóvel. A solicitação foi de renovação dos espaços, expandindo ao máximo as áreas de jardim, até então inexistentes.

O projeto reorganiza os usos, invertendo a lógica de ocupação pré-existente. A área de serviço é transferida para a frente da casa, liberando assim os fundos do lote – que é entendido como área mais nobre – para os ambientes de estar e cozinha. Estes espaços são conectados por um jardim e por uma passarela, a qual, no segundo pavimento, faz o acesso ao quarto do casal.

FICHA TÉCNICA
Local: São Paulo, SP
Projeto: 2015 Obra: 2015
Área: 175m²
Arquitetura: Gema
Arquitetas: Nara Grossi, Joseana Costa
Co-autora: Priscila Almeida
Equipe: Giuliana Mora, Barbara Olyntho, Maiara Zaia, Bianca Burini
Fotos: Luís Gomes

A telha metálica amarela entra como o elemento de destaque, conferindo o ar despojado e contemporâneo pretendido. Na parte frontal ela se solta da alvenaria da fachada, acomodando o pátio de serviço. Esse plano amarelo direciona o usuário ao acesso principal da casa, em marcação que é fortalecida pelo deck no piso, que acompanha todo o afastamento lateral.

As aberturas foram redesenhadas de forma a criar um novo ritmo na longa fachada, favorecendo a entrada de luz natural; e o paisagismo confere mais vitalidade ao clima da residência.

DE CIMA PRA BAIXO
TÉRREO: 1. ACESSO , 2. GARAGEM, 3. PÁTIO, 4. LAVANDERIA, 5. QUARTO, 6. BANHO, 7. DESPENSA, 8. ESTAR, 9. PASSARELA, 10. COZINHA, 11. JARDIM
PAVIMENTO SUPERIOR: 1. ESCRITÓRIO, 2. QUARTO, 3. BANHO, 4. CLOSET, 5. PASSARELA, 6. SUITE