Casa 4

Limeira, São Paulo
2022, 280m²

Uma casa térrea, com luz natural abundante e plantas marcando presença nos ambientes: foram essas as solicitações dos proprietários. O desafio seria acomodar um programa relativamente extenso para uma casa de pavimento único, num terreno enxuto.

Ao longo das conversas, entendendo a rotina e expectativas da família, percebemos que a cozinha era o espaço mais importante da vivência do espaço, o coração da casa. Foi a partir dela, e de como imaginamos seu papel nessa dinâmica, que avançamos para o entendimento do desenho.

FICHA TÉCNICA
Local: Limeira, São Paulo
Projeto: 2022
Área: 280m² Terreno: 545m²
Arquitetura: Gema
Arquitetas: Nara Grossi, Joseana Costa
Equipe: Giuliana Mora, Barbara Olyntho, Ana Koga, Renan Merlin
Imagens: Nando Peres

Partimos de uma ocupação modular. Além de setorizar os usos e marcar a cozinha como elemento central de atração e passagem, garantimos que nos vazios entre blocos haja mais luz natural e jardins repletos de plantas, permeando esses interstícios e expandindo a relação entre interior e exterior.

Um eixo-passarela une os módulos e é quem potencializa um percurso rico de sensações e de visuais bem marcados. Planos de cor e de pedra fortalecem a percepção de conexão e unidade entre os módulos, trazendo dinamismo ao desenho.


DE BAIXO PARA CIMA
TÉRREO: 1. ACESSO PEDESTRES, 2. GARAGEM, 3. VARANDA DESCOBERTA, 4. ESTAR, 5. LAVABO, 6. LAVANDERIA, 7. COZINHA, 8. DESPENSA, 9. CIRCULAÇÃO, 10. SUÍTE , 11. BANHO, 12. CLOSET , 13. PISCINA
MEZANINO