Apto Tupi

São Paulo, SP
2019, 70m²

Para esta reforma não foi elaborado um projeto formal, as soluções são fruto de conversas e investigações acerca do espaço existente e das possibilidades de transformação dentro de um orçamento limitado.

Por estar no último andar de um prédio antigo em Santa Cecília, a ideia de retirar a laje de forro na área social se mostrou fundamental, já que com isso o espaço ganharia a beleza da estrutura do telhado, trazendo ares de casa e um pé direito generoso.

Parte das paredes e da estrutura foram descascadas, assumindo suas imperfeições e minimizando custos de acabamento. O piso, que não estava em bom estado, recebeu pintura com cor única e forte, como forma de ampliar e trazer vibração para o espaço, neutralizando possíveis irregularidades.

FICHA TÉCNICA
Local: São Paulo, SP
Projeto: 2019 Obra: 2019
Área: 70m²
Consultoria: Nara Grossi
Engenharia: Eduardo Napchan
Fotografia: Leandro Furini

Havia ainda a necessidade da criação de mais um quarto. Para que isso fosse possível, de forma suave, a ideia foi rever o fluxo do apartamento. A proposta foi que a entrada passasse a ser pela porta da cozinha (antes acesso de serviço), neutralizando a porta principal. Com isso o hall se transformou em área de estar e o estar original passou a atender como segundo quarto, com fechamento em serralheria e vidro, deixando a ambiência leve e fluida.