Apto Roosevelt

São Paulo, SP
2021, 280m²

Construído na década de 1950, esse é um dos prédios residenciais mais interessantes do centro de São Paulo. Tem amplitude e generosidade de espaço e luz natural que, junto com a localização, foi um solo fértil e inspirador para esse projeto. Como o apartamento tinha passado por uma recente reforma, o projeto trabalhou curadoria de arte, objetos e design de interiores. Essa curadoria veio para vesti-lo, de forma que fizesse sentido para os moradores.

Com a ocupação e composição dos espaços bastante intuitiva, o mobiliário e os objetos ficaram soltos para que o fluxo fosse o mais livre e fluido possível. Essa era uma premissa: nada de moveis sob medida e fixos no espaço. Os proprietários já tinham grande parte do acervo – peças de época, outras garimpadas e algumas vindas de família – agora encaixado e combinado numa alfaiataria do desenho nessa ocupação.

FICHA TÉCNICA
Local: São Paulo, SP
Projeto: 2021 Obra: 2021
Área: 280m²
Arquitetura: Gema
Arquitetas: Nara Grossi, Joseana Costa
Equipe: Bárbara Olyntho, Giuliana Mora, Ana Koga
Fotografia: Ruy Teixeira

O sofá solto da parede valoriza a beleza da peça e duplica a circulação; os pontos de luz existentes no teto da sala foram eliminados, assumindo apenas luminárias de piso e de mesa; a improvável posição da mesa da sala na diagonal leva o olhar para a paisagem; a pintura azul que permeia o quarto do casal, closet e banheiro traz a cor como construção de espaço.

São camadas de memória, pesquisas de arte e objetos brasileiros, mexendo com a escala do olhar e sensibilizando as vivências.